de viagem
Universidade de Coimbra
Coimbra é uma cidade historicamente universitária, por causa da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas da Europa e das maiores de Portugal, fundada em 1290 como Estudo Geral Português por D. Dinis. Integra a lista da UNESCO, de Patrimônio Mundial.
No térreo, no Pátio das Escolas, estão a Sala dos Capelos, onde têm lugar as cerimónias mais importantes, a Capela de São Miguel com um imponente órgão barroco e a Biblioteca Joanina, que possui mais de 300 mil obras datadas entre os séculos XVI e XVIII dispostas em belíssimas estantes ornamentadas com talha dourada.
É atravessada pelo rio Mondego, que nasce na Serra da Estrela, no sentido Este-Oeste. Foi a primeira capital do Reino de Portugal.
Como chegar
De Lisboa para Coimbra, uma das opções é viajar de trem, partindo da Estação Santa Apolônia e a Estação Oriente. Eu saí da imponente e linda Estação Oriente, com o Alfapendular, que é um trem mais rápido, que faz menos paradas, e que por isso leva menos tempo no trajeto.
Outra opção é viajar com o trem Intercidades, que é mais demorado, com várias paradas em diversas cidades e anda a uma velocidade mais lenta.
Link de acesso aos horários e compra de blilhetes:
Rio Mondega
O que fazer
Recomendo colocar no seu roteiro de passeios pela cidade:,
-
Universidade de Coimbra
-
Biblioteca Joanina
-
Capela de São Miguel
-
Passear às margens do Rio Mondego
-
Mosteiro de Santa Clara
-
Sé Velha de Coimbra
-
Mosteiro de Santa Cruz
Clique na imagem para ampliar e ter acesso às informações.
Roteiro: Braga, Santiago de Compostela (Espanha)